quarta-feira, 8 de junho de 2011

História


São Miguel dos Milagres foi um dos lugares mais antigos em ser povoado do Estado de Alagoas. No início o povoado era conhecido como Nossa Senhora Mãe do Povo em homenagem a sua padroeira, até que um pescador encontrou em uma de suas praias uma estátua de São Miguel Arcanjo, que curou a grave doença que padecia. A partir de então foi chamada São Miguel dos Milagres

O município de São Miguel dos Milagres foi um dos principais pontos de apoio das tropas holandesas que desembarcaram no atual Estado de Alagoas para conquistar a zona, guardando verdadeiros tesouros históricos em suas recordações





É conhecido por suas excelentes matérias-primas para fabricação de produtos artesanais, atraindo a numerosos compradores de todo o mundo. Além disso, liderou o comércio açucareiro e chegou a ser o maior produtor de coco de toda a zona

No século XIX, graças ao comércio da cana-de-açúcar e da produção de coco, foi um momento de esplendor para a economia da população. No ano de 1864 foi elevada a categoria de Vila, mas foi somente nos primeiros anos do século XX, no ano 1914, quando desvinculou-se do município ao que pertencia, Porto de Pedras.


A atual São Miguel dos Milagres foi palco de Batalhas entre holandeses e o povoado de Porto Calvo(de colonização portuguesa, expulsaram os índios locais e tem pelo menos uma figura que é destaque na história nacional: Domingos Fernandes Calabar, considerado traidor da pátria por ter se aliado aos holandeses contra portugueses e españoles). Alguns historiadores acreditam porém,  na idéia de que Calabar achava que os holandeses seriam melhores colonizadores para nossa pátria. Os invasores holandeses tinham como via de acesso o Rio Manguaba.




Atualmente suas principais fontes de ingresso seguem sendo a agricultura e a pesca, mas de algumas décadas para cá o turismo está desenvolvendo-se de maneira importante.

Os visitantes encontram no seu litoral, localizado na costa dos corais, o lugar ideal para descansar em suas merecidas férias, com belas praias de areia fina, águas tranquilas e cristalinas, especialmente indicadas para o banho e a prática de esportes náuticos, destacando o mergulho pela quantidade de fauna marinha que habita nas numerosas piscinas naturais que se encontram repartidas por toda a costa
Em busca de refúgio e de um lugar estratégico para avistar as invasões, os Moradores de Porto Calvo construíram um Engenho de açúcar onde hoje é o Municipio de São Miguel dos Milagres: O engenho Mata Redonda.
Com a Expulsão dos Holandeses, após várias batalhas, o lugar ficou conhecido como Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo. Escravos Negros que escapavam dessa região se refugiavam até em União dos Palmares, Serra da Barriga, no interior do Estado.
Só depois de algum tempo é que esse povoado, rodeado de coqueirais, ficou conhecido como São Miguel dos Milagres, quando um pescador que padecia de um problema grave de saúde, curou-se após encontrar na praia uma estátua de São Miguel Arcanjo.
É um dos povoados mais antigos do Estado de Alagoas. Pertencia a Porto de Pedras. Tornou-se Vila em 1864. Em 1960 consegue sua emancipação.
Hoje, se nota os traços culturais na região em suas Igrejas, ruínas, antigos engenhos de açúcar e seus casarões do início do século XX, retratado no Folclore, artesanato, na rica culinária representados por seus Frutos do Mar e produtos agrícolas regionais.

Em seu Cruzeiro-Mirante no alto da cidade, se pode ter idéia da infinidade de riquezas naturais e culturais, que por si só representa o milagre da boa mistura europeia, africana e indígena que se pode ver no povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário